Blog | Seara Móveis Inteligentes

Portas: como escolher o primeiro móvel da sua casa

Durante o planejamento ou o processo inicial da casa ou escritório, há algo que não pode passar em branco ou ser ignorado: a escolha das portas.

A construção ou a reforma da sua casa está andando conforme o esperado? Já dá para se imaginar morando lá dentro, com a família e recebendo os amigos?

As portas são itens tão importantes que são consideradas mais do que simples aberturas: elas passam a ser móveis da casa. Precisam combinar com o estilo arquitetônico, ter a resistência ideal para cada finalidade e estarem em harmonia com a decoração.

Depois de feita a escolha e instaladas as portas pode ser um transtorno querer trocá-las – pelo menos durante um bom tempo. Por isso mesmo, o ideal é entender e avaliar bem antes de tomar a decisão.

O mercado oferece muitos modelos, materiais e possibilidades para que os clientes analisem as portas mais adequadas. Nossa intenção com o texto é ajudar nessa escolha. Fica aqui e leia até o final!

Finalidade da porta

Não dá para ir decidindo por “qualquer” porta… É necessário observar alguns pontos antes da compra, levando em consideração essas variáveis para a escolha da porta mais adequada.

Inicialmente, vamos falar da “estrela” das aberturas. Por ser a ligação com o lado externo da casa, a porta de entrada principal e as demais portas externas precisam oferecer mais segurança. Assim, opções bastante utilizadas são as portas de madeira maciça.

Mais pesadas e mais resistentes, elas cumprem a função de proteger a residência – tanto contra invasores como contra a ação – em longo prazo – do sol, do vento e da chuva.

Não é por terem a incumbência da segurança que as portas de madeira maciça devem ser menos charmosas. Pelo contrário! É possível adaptar a madeira para combinar com vários estilos de arquitetura e de decoração.

A madeira, por outro lado, requer cuidados constantes. É preciso fazer manutenção – em função da ação do sol, da chuva e do vento e de cupins – para que sejam duráveis. 

Outra opção para a entrada são as portas de vidro. Elas oferece possibilidade de personalização e não sofrem tanto com problemas de umidade e corrosão.

Porém, ela pode gerar problemas de aquecimento excessivo do ambiente, de balanço (caso tenha pouca espessura e muita altura), emperramento devido à dilatação (do material ao redor) ou desregulagem.

Ferro e aço são outros materiais possíveis para a porta principal da casa. Você deve ficar atento, caso opte por esses materiais, quanto a corrosão e o isolamento acústico. O alumínio é mais uma opção, que pode sair mais caro. 

Portas Internas

Quando se trata de portas internas, há outras questões a serem levadas em consideração. Visto que são necessárias em maior quantidade, o recomendado é que as portas internas sejam mais leves, como é o caso das semiocas.

No entanto, não é por esse fato que elas necessariamente são esteticamente menos belas: frisos podem dar um toque a mais, por exemplo. 

O ideal é que elas possibilitem a passagem dos móveis que vão compor os ambientes, a passagem de cadeirantes e a outras necessidades de mobilidade dos moradores.

Uma ótima possibilidade é utilizar as portas com revestimento em PET. O material, reciclado traz praticidade, é de fácil limpeza, não necessita pintura e oferece bastante resistência à umidade. 

Modelos de portas

Além de materiais diferentes, as portas têm modelos diferentes e estes são mais recomendados para determinados usos.

Indicada para portas de entrada, a porta pivotante possui pivôs em substituição das dobradiças. Assim, o efeito visual se torna muito elegante, com a porta girando em seu próprio eixo.

Já porta de giro/abrir tem dobradiças e oferece uma vedação melhor do que a de modelo pivotante.

A porta de correr é muito utilizada em ambientes menores, pois ela otimiza o espaço.

As portas sanfonadas são especiais para locais apertados e de pouco uso. Embora práticas, não trazem um visual muito atraente.

A porta camarão é parecida com a sanfonada, mais sofisticada e mais resistente, porém com menos dobras, indicada para ambientes pequenos que não permitam a instalação de portas convencionais. 

Tamanho das portas

As portas podem variar de tamanho dependendo do ambiente. As de entrada geralmente são maiores e mais imponentes. A largura, em geral, é maior de 90 centímetros.

As internas costumeiramente possuem uma altura padrão e variam de largura conforme o ambiente, sendo geralmente de 210×80 centímetros. 

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco!